O impacto das tecnologias digitais na produção

Implantar uma estratégia de transformação digital é um desafio para grande parte das organizações. Mas, tão importante quanto conhecer o potencial das tecnologias digitais é entender com quais estratégias de negócio se alinham. A estratégia, assim como as pessoas que usarão e se beneficiarão dos resultados que as novas tecnologias agregam são os grandes propulsores da transformação dos negócios.
É sobre este tema que Mauro Carrusca, especialista em inovação colaborativa e transformação digital, falará para estudantes dos cursos de Engenharia da PUC Minas. A palestra será no próximo dia 20 de abril, às 19 horas. Acompanhe o evento neste link.

Segundo Carrusca, Bioengenharia, Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada são apenas alguns exemplos das “novas tecnologias” da indústria 4.0 que estão liderando um movimento irreversível de transformação nos negócios. Essas tecnologias trazem impactos como inteligência, rapidez, redução de custos, ganhos de escala e produtividade. Além disso, agregam maior assertividade, controle e previsibilidade a todas as etapas de produção.

Carrusca mostra o impacto das tecnologias digitais em todas as camadas do negócio e como estão transformando todas as cadeias de valor. Estudantes, empreendedores e profissionais de todas as áreas precisam se integrar a esse movimento. Devem preparar-se às necessidades do presente e usar suas capacidades para colaborar e criar inovações, melhorias e oportunidades de negócio.

Agende-se e participe. Basta clicar no link.

Está chegando o 17º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, o Latinoware. O congresso acontece de 2 a 4 de dezembro e já se consolidou como referência internacional em debates de alto nível e por ser um espaço para o compartilhamento de ideias e soluções. O evento trabalha, além de tecnologias abertas e software livre, temáticas de inovação, colaboração, educação, negócios e empreendedorismo. Mais do que um evento de tecnologia, que traz novidades do setor, o Latinoware promove também a integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina, com a ativa participação de países como Paraguai, Argentina, Chile, entre outros.

A KER Innovation marca mais uma vez presença no evento com palestras e wokshops, que estarão disponíveis em breve na grade da programação do evento. Para Mauro Carrusca, CEO da empresa, que participará pelo 6º ano consecutivo do evento, “A Latinoware é um grande encontro de culturas, sotaques, colaboração, trocas de conhecimento e experiências. O evento reúne profissionais referência em diversas áreas e disponibiliza para jovens empreendedores, estudantes, apaixonados pelo software livre um universo incrível de atrações. De olho no futuro, o evento também tem desenvolvido atividades e temáticas exclusivas para crianças e adolescentes. O objetivo é aproximar esse público do universo das tecnologias abertas, criando acesso e interesse para que possam conhecer, estudar, fazer parte de comunidades e desenvolver atividades relacionadas à inovação, empreendedorismo e ao software livre”.

Como parte das atividades do congresso será realizado o LatinScience 2020: II Congresso Latino-Americano Acadêmico de Software Livre, trilha acadêmica do Latinoware que reúne pesquisadores e estudantes que têm o software livre e tecnologias abertas como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Seu objetivo é disponibilizar um espaço para a comunidade apresentar os trabalhos científicos que desenvolvem na área. O LatinScience está com inscrições abertas para trabalhos relacionados com os temas de interesse do Latinoware até o próximo dia 20/11. Informações aqui.

Este ano, o Latinoware será realizado de forma on-line e gratuita. Não perca a oportunidade de se conectar a desenvolvedores, pesquisadores, educadores, empreendedores e profissionais de negócio.

Faça aqui sua inscrição.

A Semana Global de Empreendedorismo do IF SUL DE MINAS e IF São Paulo acontecerá de 16 a 19 de novembro, este ano totalmente online e gratuita. Mauro Carrusca, CEO da KER Innovation, participará da abertura oficial do evento com a palestra “Inovação e empreendedorismo para acelerar o futuro“, no dia 16, às 14h. Carrusca ressalta o papel fundamental que estudantes e empreendedores desempenham nesse novo cenário e como podem aproveitar as incríveis oportunidades que se desenham para o presente e futuro.

O evento será transmitido pelo Youtube.

Clique aqui para assistir a sessão de abertura do evento, que ocorre a partir das 14h.

Mauro Carrusca fará uma participação na Semana Internacional do Café 2020, o maior encontro de café do Brasil.

A SIC é a principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo. Este ano acontecerá de 18 a 20 de novembro no formato 100% digital  e 100% gratuito. Serão 3 dias de evento totalmente on-line com o mais completo conteúdo sobre cafés do Brasil e negócios com players de diversos segmentos, da agroindústria ao foodservice. 

O evento conecta todos os elos da cadeia do café: produtores, torrefadores, exportadores, donos de cafeteria, baristas e consumidores e oferece palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. 

Com a palestra “Colhendo novas Safras: Inovação e colaboração para melhores resultados”, Mauro Carrusca abordará aspectos impactantes no agro 4.0, como o uso crescente de tecnologias digitais, objetivos de sustentabilidade, o novo colaborador e o novo consumidor e a necessidade de adotar um mindset inovador e digital. A palestra será no dia 20 de novembro, às 10h, no estande virtual do Sistema FAEMG, que é sempre ponto de encontro de produtores rurais e profissionais do setor.

Para conhecer a agenda completa do evento, visite www.semanainternacionaldocafe.com.br

Clique aqui para se inscrever no evento

O agronegócio é um dos segmentos que, hoje, mais investe em tecnologia!

Por isso, a SGA está promovendo o evento “Agrotech: IoT e Machine Learning aplicados ao agronegócio”, cujo convidado é Mauro Carrusca, CEO e founder da KER Innovation. A live acontecerá dia 29 de outubro, às 17h.

O evento faz parte de uma série de lives promovidas pela SGA para debater temas relacionados à transformação digital e tecnologias disruptivas.

Faça sua inscrição: https://lnkd.in/e-YqGr8

#tecnologia #agronegócio #agrotech #IoT

O Vacathon 2020 continua em alta vibração. Ontem aconteceu o painel “Transformação Digital na Veia”, conduzido pelo pesquisador da Embrapa, Wagner Arbex, com a participação de Mauro Carrusca, CEO da KER Innovation, Silvia Masruhá, chefe da Embrapa Informática Agropecuária e do angolano Alaney Doria.

A maratona de programação, conhecida como Vacathon, é parte do movimento Ideas for Milk e busca soluções para dores e desafios da cadeia produtiva do leite. Este ano o Vacathon está intercontinental. Participam equipes do Brasil, Argentina e Angola.

Mauro Carrusca é também mentor de negócios no projeto.

As equipes estão trabalhando à toda em projetos pra agregar, melhorar e revolucionar a cadeia do leite.

#ideasformilk #leite40 #leite #inovacao #colaboracao #empreendedorismo #Embrapa

Como o aspecto humano pode impactar na inovação das empresas? Inovação Humanizada é o tema da live que será realizada no dia 01/10, às 11h.

Será um bate papo descontraído entre Kleber Pinto, co-fundador e líder de projetos digitais e comunicação da midiaria.comMauro Carrusca, CEO da Ker Innovation e estrategista de inovação.

O evento discutirá a importância de um mindset inovador e de um ambiente aberto, inclusivo e participativo nas empresas para torná-las mais inovadoras e bem sucedidas.

Inovação centrada no ser humano e colaborativa é foco de um estudo de Mauro Carrusca que culminou no desenvolvimento da Plataforma KER, um modelo de inovação em ondas que privilegia a inclusão e participação das pessoas, sustentada por uma gestão horizontal, mas com governança.

Inscrições: https://bit.ly/2RVGYMQ

Secti e CESAR School promovem debate sobre futuro da tecnologia, empreendedorismo e relações sociais na era digital

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Estado de Alagoas (Secti) e a CESAR School, escola de inovação do CESAR, maior centro de transformação digital do país promovem em parceria a “webinar Geração do Amanhã”, um evento que tem como objetivo discutir cenários e visões de futuro relacionados à tecnologia, empreendedorismo e relações sociais na nova era digital. O debate será no formato online e acontecerá no próximo dia 20 de junho, das 14h às 18h. 

Mauro Carrusca abrirá o evento com a palestra “O seu mundo vai desaparecer (ou já desapareceu?)”. Carrusca é coautor do livro “Pinceladas de Inovação”, especialista em empreendedorismo e design thinking pela Babson College, nos Estados Unidos. Pós-graduado em ciência da computação, foi executivo e consultor da IBM e acumula atualmente os cargos de estrategista de inovação e CEO da Carrusca Innovation, consultor da FGV e SEBRAE e Professor do IBMEC. É o idealizador da Plataforma KER, um modelo disruptivo de gestão que visa a criação de uma cultura da inovação inclusiva e colaborativa.

O propósito do evento é fomentar esse debate na sociedade e incitar a necessária mudança na cultura organizacional das empresas, para que desenvolvam um design verdadeiramente inovador e capaz de resistir a qualquer adversidade que vier pela frente.

Não perca:

Dia 20/06 (Sábado) – 14h às 18h.

Inscrições gratuitas no link: https://doity.com.br/geracaodoamanha

A COVID-19 assustou o mundo e afetou o comportamento humano em praticamente todas as vertentes. A pandemia caiu como uma bomba sobre o modelo como nossa economia está estruturada e arrasou uma parte significativa de empresas, organizações e governos.

Como estamos assistindo, a capacidade de reação está sendo baseada na colaboração. Esta poderosa alavanca, aliada ao grau de ousadia da estratégia escolhida para inovar, à velocidade com que inovam, às conexões que são capazes de construir e, principalmente, às pessoas que conseguem engajar, formam o arsenal que garante o sucesso de negócios sustentáveis.

A gestão como a conhecemos já estava com os dias contados e agora vai ser acelerada. A inclusão e participação de todos na gestão passou a ser não só fundamental, mas estratégica. A velocidade dos tempos atuais requer empresas e organizações que pensem e ajam como startups.

No dia 22 de maio, às 10h, Mauro Carrusca, a convite da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, mostrará a importância da inovação colaborativa neste momento crítico para toda a humanidade. A inovação colaborativa, que coloca em primeiro plano as pessoas, em vez da tecnologia, pode ser facilitada através da Plataforma KER, um modelo de gestão colaborativo e inclusivo que propõe a união de mentes como força propulsora para transformar e acelerar os negócios.

Programe-se.

A SUCESU Minas realiza a 37ª edição da Inforuso, uma jornada incrível de conhecimento que totalizou 120 horas de palestras, painéis, bate papos, demonstrações de metodologias e tecnologias emergentes. Mauro Carrusca é o VP de AgTech, e estruturou, juntamente com sua equipe, 2 trilhas e 9 paineis para discutir com produtores, agtechs (startups do setor do agro), entidades, investidores e importantes componentes da cadeia produtiva deste setor que movimenta mais que um quarto do nosso PIB.