Em uma sociedade cada vez mais conectada, automatizada e inteligente, a busca pela inovação vem se mostrando cada vez mais colaborativa. Desafios comuns unem empresas e stakeholders na busca por soluções mais inteligentes, limpas, baratas e ágeis.

Por isso já não era sem tempo colocar as pessoas no centro dessa nova era. Esta é a linha das discussões que Mauro Carrusca levará para a Arena 4Corp da Futurecom, no próximo dia 4 de outubro, às 14h.

Desafios comuns unem empresas e stakeholders na busca por soluções mais inteligentes, limpas, baratas e ágeis. Esta é a linha das discussões que Mauro Carrusca levará para a Arena 4Corp da Futurecom, com a palestra “O poder da inovação colaborativa”. A palestra será no dia 4 de outubro, às 14h.

Carrusca é um evangelista de inovação colaborativa há décadas. Mostra que o ser humano é a grande antena receptora de toda essa evolução tecnológica e de mudanças cada vez mais aceleradas. “Todos nós mudamos nosso way of life em um espaço de tempo muito curto e hoje é praticamente impossível tomar decisões na velocidade exigida mantendo modelos mentais antigos”. A saída, segundo ele, é a colaboração.

“Precisamos de uma nova organização com uma cultura redesenhada para a inovação e movida por cérebros. A inovação colaborativa abre caminhos inteligentes, diversos e inclusivos, encurtando distâncias, quebrando silos e bolhas e permitindo a aceleração e a escala das transformações”, sustenta.

Mesa redonda

Alem da palestra “O poder da inovação colaborativa”, Carrusca conduzirá a mesa redonda “Ressignificando a Governança: O `G´ do ESG“, também no dia 04/10, de 10:30h às 12:10h.

A revolução digital mudou consideravelmente a nossa maneira de viver, trabalhar, relacionar e ver o mundo. Esse certamente é o melhor momento para nós, empresas, cidadãos e consumidores abraçarmos uma agenda positiva de mudanças nas questões da sustentabilidade e responsabilidade social. Nas organizações, o conceito da governança corporativa deve ser ampliado para refletir uma maior transparência, justiça social, políticas corporativas, equidade, diversidade e inclusão. É preciso repensar a cultura organizacional para uma cultura da inovação que abrace também essa práticas.

Para discutir esses pontos, foram convidados 15 executivos (C-Levels) de grandes empresas.

O debate será mediado por Mauro Carrusca, ex-executivo e consultor da IBM, founder e CEO da KER Innovation, que vem colaborando com grandes organizações no repensar da cultura, estimulando e ampliando a inclusão, a colaboração e a inovação em todos os níveis e processos. Carrusca é um estudioso do impacto da tecnologia no ser humano, conselheiro de empresas em visão de futuro e estratégias de inovação.

O que você vai encontrar na FutureCom

A Futurecom é a maior plataforma B2B de conteúdo e relacionamento voltada ao universo de conectividade da América Latina. Promoverá de 3 a 5 de outubro o maior evento de tecnologia, no São Paulo Expo. O evento traz debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre empresas de telecom, tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.

Sob o tema “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, a 23ª edição do Futurecom reunirá mais de 250 marcas expositoras, mais de 30 mil visitantes e 800 palestrantes nos brindando em mais de 200 horas de conteúdo. 

Há mais de 20 anos fomentando o mercado, combinando exposição, experiências, debates, networking e demonstrações sobre os impactos das aplicações de tecnologias em praticamente todos os segmentos da economia, gera grandes oportunidades de negócios.

Informações e inscrições

A Engenharia tem sido um motor impulsionador de transformações que melhoram nossas vidas, trazendo inovações tecnológicas para os mais diversos setores. Construção civil, mobilidade, computação, saúde, energia, jurídico, dentre tantos outros setores evoluem com desenvolvimentos da engenharia. A Semana de Engenharia é o grande palco para discutir tendências e desafios desta área tão relevante para o progresso.

No dia 14 de agosto, o engenheiro Mauro Carrusca fará palestra magna na abertura da 6ª edição da Semana Acadêmica de Engenharia, no Paraná. A palestra abordará o tema “Os Desafios da Engenharia no Século XXI” e será dirigida a estudantes e profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências.

O evento está sendo promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná – IEP e acontece de 14 a 18 de agosto. Na agenda, 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais.

Oportunidades e desafios da engenharia na contemporaneidade

De acordo com Mauro Carrusca, na atualidade a engenharia precisa ir além da técnica e da tecnologia e ser uma impulsionadora de questões ambientais, sociais e econômicas. “É um grande prazer falar para um público de estudantes e profissionais sobre os desafios da Engenharia, pois a mudança começa com eles. É preciso que as novas cabeças abracem a inovação para alicerçar toda a cadeia de valor e alinhá-la às novas demandas da sociedade e do planeta”, diz Carrusca.

Por isso, agora a engenharia tem um novo grande desafio: apoiar o movimento pela sustentabilidade, economia circular e inclusão social, entre outros temas igualmente relevantes na contemporaneidade.

Confira aqui a programação completa da 6ª Semana Acadêmica de Engenharia.

Abertura oficial do evento: 14 de agosto

18h30: Abertura oficial com Autoridades (Reitores / Convidados)

18h45: Mauro Carrusca: Os Desafios da Engenharia no Século XXI

20h15: Coquetel de abertura

Local: Centro de Eventos – IEP

Evento híbrido, com transmissão pelo Youtube

Faça já sua inscrição.

Mauro Carrusca conduzirá o painel “Cases de inteligência artificial: as lições das trincheiras”, reunindo profissionais e especialistas de tecnologia e IA em Belo Horizonte.

Com a proposta de discutir usos, desafios, inovações e temas instigantes que envolvem a adoção da inteligência artificial, Carrusca vai reunir Cezar Taurion, CSO da Redcore, Maria Luiza Reis (Lab245), Rolim Souto (Usiminas) e Antonio Minier (Pif Paf Alimentos).

Esta é a segunda vez que o evento acontece em Belo Horizonte. O RPA + AI Congress BH 2023 será realizado no Lourdes BH Mercure Hotel, no dia 12 de julho, às 17h.

Sobre o evento

O RPA – Robotic Process Automation + AI – Inteligência Artificial, promovido pelo Instituto Information Management e ABEINFO , tem a proposta de reunir consultores, especialistas da indústria e usuários para debater e trocar experiências práticas sobre usos, cases e tendências dessas ferramentas de transformação de negócios.

O Congresso aborda como empresas estão utilizando de forma efetiva o RPA somado à Computação Cognitiva e a Inteligência Artificial como meio para melhorar a prestação de serviços, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Clique para se inscrever.

Importante: O evento é presencial. Não haverá transmissão ao vivo.

Mauro Carrusca fará a palestra de abertura do VII Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar da UNIFIMES, em Mineiros, Goiás. O Colóquio acontece juntamente com o V Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar e IV Feira de Empreendedorismo.

A palestra abordará a pesquisa e o desenvolvimento regional, aliados ao empreendedorismo. Será no dia 8 de maio e é direcionada à comunidade acadêmica, empresários e empreendedores de Mineiros.

Segundo Carrusca, vivenciamos hoje a fusão dos mundos físico, digital e biológico com tecnologias que estão impactando outras tecnologias e criando novos comportamentos e mudanças exponenciais na sociedade.  Esse tsunami de inovações tecnológicas forçou as pessoas (e os negócios) a repensarem seu modo de viver, se relacionar, ensinar, empreender e fazer negócios.

E é com a abordagem do pensamento inovador e empreendedor, colaboração e visão de futuro que Carrusca fará a abertura do evento, que acontece de 8 a 10 de maio na Unifimes, Campus Mineiros.

#unifimes #VIIColoquioUnifimes #educacao #inovacaocolaborativa

Inovação como estratégia é tema de painel que acontecerá no próximo dia 24 de março, às 10h. Idealizado pela KER Innovation, com apoio do Conselho de Presidentes e do grupo CEOs FGV, o painel promoverá uma discussão importante sobre qual o sentido de inovar e o norte que as empresas devem perseguir em seus projetos de inovação.

O painel “Inovação como estratégia: Construindo uma cultura colaborativa, sustentável e escalável no seu negócio” vai discutir a inovação como alavanca para ajudar empresas a se tornarem mais competitivas, sustentáveis e desejáveis.

Para Mauro Carrusca, CEO da KER e mediador do painel, inovação está intimamente relacionada à visão de futuro. É um fator de impulsionamento dos negócios, mas é preciso ter em mente inovar não é simplesmente querer fazer algo novo, descolado da estratégia do negócio e sem conexão com a cultura da empresa.

Inovação colaborativa no Imed Group

Num momento em que as culturas empresariais estão literalmente se desfazendo no ar é preciso fazer perguntas difíceis e ter coragem de dar um passo atrás para refletir sobre qual a direção tomar. Por isso, o trabalho realizado pela KER Innovation no Imed Group será o case apresentado durante o painel. Após um aprofundado diagnóstico sobre o setor de saúde, clientes, concorrência e ambiente interno, foi feito o alinhamento de por onde começar o processo de inovação na empresa. Para Dr. André Nunes, diretor de inovação do IMED Group, “a prioridade foi trabalhar a cultura para a sustentar o futuro que o grupo almeja alcançar”.

Um dos entregáveis da metodologia KER de inovação colaborativa são os Princípios de Inovação. Os princípios funcionam como uma bússola, apontando para o futuro, alinhando e renovando as crenças e valores da organização. Seu objetivo é nortear a inovação na empresa, guiar estratégias e iniciativas, alinhar todos de maneira simples sobre o “porquê e o “como fazer” inovação. Ajudam a orientar escolhas e decisões quanto aos projetos, evitando que se percam de vista aspectos fundamentais e pontos inegociáveis. Além disso, os princípios de inovação são uma referência para novos colaboradores, médicos associados e parceiros que se integrarem à equipe Imed e aos processos de inovação na empresa.

Sobre o painel

Data: 24/03/23

Horário: 9h às 11h

Clique aqui para participar do evento.

Moderador:

  • Mauro Carrusca – CEO e Founder da KER Innovation. Estrategista em Inovação pela Babson College (USA). Conselheiro de Empresas em Inovação e Visão de Futuro. Evangelista em ESG através da Inovação Colaborativa.

Painelistas:

  • Márcia Vieira – Sócia, diretora de comunicação e responsável pelos projetos de inovação colaborativa da KER Innovation
  • Dr. André Nunes –  Sócio e diretor de inovação do IMED Group – São Paulo

Convidado especial:

  • Dr. Ricardo Guimarães – Fundador e presidente do Hospital de Olhos

O primeiro Encontro Mensal de Inovação Colaborativa IMED Group de 2023 celebrou os vencedores do Desafio de Ideias do grupo. 4 equipes apresentaram projetos no Pitch Day, que reconheceu, valorizou e premiou a inovação e o intraempreendedorismo na empresa.

Equipes vencedoras do 1o Desafio de Ideias IMED Group

Em 2022, iniciamos um projeto de inovação colaborativa no grupo. Nosso foco foi construir juntos uma cultura que coloca a inovação no centro das decisões da empresa. Com a proposta de unir e engajar mentes, estamos abrindo caminho para inovações sustentáveis e que agregam valor ao negócio.

Estamos orgulhosos e confiantes, pois durante o Encontro, lançamos a Carta de Princípios de Inovação, documento que norteia e orienta decisões estratégicas em inovação, e realizamos a finalíssima do 1º Desafio de Ideias com a apresentação dos pitchs das 4 equipes selecionadas: Alvorada Moema, IMED Tele, Imed nas Alturas e Salvalus.

Intraempreendedorismo de resultados

Para Mauro Carrusca, CEO da KER, “santo de casa faz milagre, sim”. O maior exemplo disso é que ao dar voz, incentivar e dar o suporte necessário a colaboradores e parceiros, através de uma ação de intraempreendedorismo, a IMED já está colhendo bons resultados. As equipes médicas selecionadas no Desafio se dedicaram, trabalharam com afinco, discutiram ideias e apresentaram propostas relevantes que, sem dúvida, irão melhorar significativamente a operação do negócio em benefício dos clientes e dos pacientes.

Ainda segundo Carrusca, “a mentalidade inovadora, o engajamento da equipe (principalmente quem está perto do cliente e do paciente), e a coragem para realizar são fundamentais para levar a IMED para cada vez mais longe”.

Nós da KER agradecemos a confiança e a ousadia dos gestores do IMED Group por acreditarem na inovação promovida em colaboração. Sabemos que o trabalho de engajamento e desenvolvimento de inovação não termina nunca!

Parabéns a todas as equipes que participaram do 1º Desafio de Ideias IMED Group e vamos que vamos!

Estamos ávidos por novos desafios.

O projeto IMED Lives traz nesta semana o assunto “Princípios de Inovação: Como inovar em Saúde?”. A live vai discutir a importância do alinhamento de colaboradores e parceiros no processo de inovação do IMED Group.

O evento contará com as participações de Dr. André Nunes, diretor da IMED, Dra. Erika Leal, plantonista e membro do time de inovação IMED, Mauro Carrusca, CEO da KER Innovation e Márcia Vieira, gestora de projetos de inovação na KER.

O projeto de inovação do IMED Group está sendo conduzido pela KER Innovation. Márcia Vieira, gestora do projeto, destaca que a maneira encontrada para conectar todo mundo com a inovação foi desenvolver um processo colaborativo para, a partir da visão, sentimentos e aspirações genuínas dos colaboradores, entender o significado da inovação para a empresa e redigir seus princípios norteadores.

Segundo Márcia, a Carta de Princípios de Inovação funciona como uma bússola que aponta para o futuro e alinha todos de maneira simples e poderosa sobre o “porquê e o “como fazer” inovação na empresa.

Além disso, a carta de princípios orientará escolhas e decisões ágeis quanto aos projetos, evitando que se percam de vista aspectos fundamentais e pontos inegociáveis. E será uma referência para novos colaboradores, médicos associados e parceiros que se integrarem à equipe Imed e aos processos de inovação na empresa.

Participe! Acesse a live pelo Instagram na página do IMED Group. Será na próxima quarta, dia 7 de dezembro, às 20:30h.

Mauro Carrusca falará sobre governança no ESG no Congresso RPA + AI Expo 2022. O evento é organizado pelo Instituto Information Management e destaca-se como a principal vitrine das mais avançadas soluções e tecnologias dos segmentos de RPA e inteligência artificial.

O ESG é um dos principais assuntos do momento. Mas é preciso ir além do hype. Para Carrusca, é importante entender a governança de uma forma ampliada no ESG, pois ela é o verdadeiro “ponto G”, ou seja, o ponto mais sensível. É sabido que o ESG traz incrementos contemporâneos importantes ao negócio. Mas, sua efetiva adoção acontece através de uma mudança cultural e a inovação colaborativa é fundamental para dar sustentação à governança e, claro, aos pilares ambiental e social.

“As emergências se acentuaram, o tempo de atuar se comprimiu e nossa forma de lidar com o planeta e com as diferenças sociais abissais já não são mais aceitáveis. A mentalidade de cuidar e regenerar deve ser de todos, por isso a importância de trabalhar o ESG” de forma colaborativa, destaca.

Segundo Carrusca, inovação, colaboração e visão de futuro são fundamentais para estimular a adoção da agenda ESG. Precisamos abraçar novas práticas ambientais, sociais e de governança que beneficiam os negócios mas, essencialmente, o ecossistema do qual somos parte. E tecnologias como RPA, IA, Blockchain, IoT, RA e RV, entre outras, podem ser impulsionadores nessa jornada.

Informações: https://lnkd.in/dfAxAmEf

Vem aí o 4º Congresso Brasileiro de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e pela Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES), o evento tratará de temas como o ESG na Engenharia, compliance, proteção de dados e governança sustentável.

O objetivo é atualizar os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre a necessidade de implementação desses conceitos e cuidados na execução de ações fiscalizadoras institucionais.

Mauro Carrusca, estrategista de inovação e ESG, fará a abertura do Congresso com a palestra “Inovação Colaborativa impulsionando a governança, o ponto “G” do ESG. Para o estrategista, diversidade, inclusão e colaboração são alavancas para a promoção de uma cultura aberta aos princípios ESG.

O Congresso acontece entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória.

Os profissionais interessados podem fazer a inscrição pelo site congressobrasileiro.eng.br.

Clique AQUI e confira a programação completa.