A bioengenharia e o futuro, um impacto US$4 trilhões
A bioengenharia tem potencial para influenciar a economia mundial e alterar as estruturas políticas, econômicas, sociais e éticas, fortalecendo a tese de que a inovação é um jogo infinito. O impacto das mudanças provocadas pode chegar a US$ 4 trilhões por ano a partir de 2030.
Aplicar princípios da engenharia aos seres vivos para resolver alguns dos problemas mais desafiadores do mundo atual é o principal alvo da bioengenharia. Ao lado da inteligência artificial, Web 3.0, Computação quântica e 6G, será uma das áreas que pode mudar o curso da história da humanidade.
Esta é uma das conclusões do relatório Tech Trends Report 2023, produzido pela futurista Amy Webb e apresentado no maior evento de inovação do mundo, o SWSX, que está acontecendo em Austin – Texas, de 10 a 19 de março.
Segundo o relatório, as inovações da bioengenharia estão concentradas em cinco áreas: biomoléculas, biomateriais, biocomputação e interfaces que combinam biologia e máquinas. Muitas oportunidades serão geradas nas áreas da saúde, agricultura, alimentação, beleza, química, sustentabilidade, energia e setores de produção de material, entre outras.
Mas, não só a bioengenharia, outras tecnologias emergentes trarão impactos para seu negócio, cedo ou tarde. Em suas apresentações, Mauro Carrusca, um profissional de engenharia eletrônica e estudioso de tecnologias emergentes, que possui um extenso currículo e vivência em segmentos diversos, mostra que o momento para conhecer aplicações e discutir sobre como se preparar para incorporá-las em suas estratégias é agora.
Conheça mais sobre inovação como um jogo infinito, inovação colaborativa e outros temas abordados por Mauro Carrusca. Veja também nossos workshops, vivências e eventos.
#bioengenharia #ia #iot #web3 #swsx #tecnologiasemergentes #inovacaocolaborativa