Inovação como estratégia é tema de painel que acontecerá no próximo dia 24 de março, às 10h. Idealizado pela KER Innovation, com apoio do Conselho de Presidentes e do grupo CEOs FGV, o painel promoverá uma discussão importante sobre qual o sentido de inovar e o norte que as empresas devem perseguir em seus projetos de inovação.

O painel “Inovação como estratégia: Construindo uma cultura colaborativa, sustentável e escalável no seu negócio” vai discutir a inovação como alavanca para ajudar empresas a se tornarem mais competitivas, sustentáveis e desejáveis.

Para Mauro Carrusca, CEO da KER e mediador do painel, inovação está intimamente relacionada à visão de futuro. É um fator de impulsionamento dos negócios, mas é preciso ter em mente inovar não é simplesmente querer fazer algo novo, descolado da estratégia do negócio e sem conexão com a cultura da empresa.

Inovação colaborativa no Imed Group

Num momento em que as culturas empresariais estão literalmente se desfazendo no ar é preciso fazer perguntas difíceis e ter coragem de dar um passo atrás para refletir sobre qual a direção tomar. Por isso, o trabalho realizado pela KER Innovation no Imed Group será o case apresentado durante o painel. Após um aprofundado diagnóstico sobre o setor de saúde, clientes, concorrência e ambiente interno, foi feito o alinhamento de por onde começar o processo de inovação na empresa. Para Dr. André Nunes, diretor de inovação do IMED Group, “a prioridade foi trabalhar a cultura para a sustentar o futuro que o grupo almeja alcançar”.

Um dos entregáveis da metodologia KER de inovação colaborativa são os Princípios de Inovação. Os princípios funcionam como uma bússola, apontando para o futuro, alinhando e renovando as crenças e valores da organização. Seu objetivo é nortear a inovação na empresa, guiar estratégias e iniciativas, alinhar todos de maneira simples sobre o “porquê e o “como fazer” inovação. Ajudam a orientar escolhas e decisões quanto aos projetos, evitando que se percam de vista aspectos fundamentais e pontos inegociáveis. Além disso, os princípios de inovação são uma referência para novos colaboradores, médicos associados e parceiros que se integrarem à equipe Imed e aos processos de inovação na empresa.

Sobre o painel

Data: 24/03/23

Horário: 9h às 11h

Clique aqui para participar do evento.

Moderador:

  • Mauro Carrusca – CEO e Founder da KER Innovation. Estrategista em Inovação pela Babson College (USA). Conselheiro de Empresas em Inovação e Visão de Futuro. Evangelista em ESG através da Inovação Colaborativa.

Painelistas:

  • Márcia Vieira – Sócia, diretora de comunicação e responsável pelos projetos de inovação colaborativa da KER Innovation
  • Dr. André Nunes –  Sócio e diretor de inovação do IMED Group – São Paulo

Convidado especial:

  • Dr. Ricardo Guimarães – Fundador e presidente do Hospital de Olhos

A bioengenharia tem potencial para influenciar a economia mundial e alterar as estruturas políticas, econômicas, sociais e éticas, fortalecendo a tese de que a inovação é um jogo infinito. O impacto das mudanças provocadas pode chegar a US$ 4 trilhões por ano a partir de 2030.

Aplicar princípios da engenharia aos seres vivos para resolver alguns dos problemas mais desafiadores do mundo atual é o principal alvo da bioengenharia. Ao lado da inteligência artificial, Web 3.0, Computação quântica e 6G, será uma das áreas que pode mudar o curso da história da humanidade.

Esta é uma das conclusões do relatório Tech Trends Report 2023, produzido pela futurista Amy Webb e apresentado no maior evento de inovação do mundo, o SWSX, que está acontecendo em Austin – Texas, de 10 a 19 de março.

Segundo o relatório, as inovações da bioengenharia estão concentradas em cinco áreas: biomoléculas, biomateriais, biocomputação e interfaces que combinam biologia e máquinas. Muitas oportunidades serão geradas nas áreas da saúde, agricultura, alimentação, beleza, química, sustentabilidade, energia e setores de produção de material, entre outras. 

Mas, não só a bioengenharia, outras tecnologias emergentes trarão impactos para seu negócio, cedo ou tarde. Em suas apresentações, Mauro Carrusca, um profissional de engenharia eletrônica e estudioso de tecnologias emergentes, que possui um extenso currículo e vivência em segmentos diversos, mostra que o momento para conhecer aplicações e discutir sobre como se preparar para incorporá-las em suas estratégias é agora.

Conheça mais sobre inovação como um jogo infinito, inovação colaborativa e outros temas abordados por Mauro Carrusca. Veja também nossos workshops, vivências e eventos.

#bioengenharia #ia #iot #web3 #swsx #tecnologiasemergentes #inovacaocolaborativa