O impacto das tecnologias digitais na produção

Implantar uma estratégia de transformação digital é um desafio para grande parte das organizações. Mas, tão importante quanto conhecer o potencial das tecnologias digitais é entender com quais estratégias de negócio se alinham. A estratégia, assim como as pessoas que usarão e se beneficiarão dos resultados que as novas tecnologias agregam são os grandes propulsores da transformação dos negócios.
É sobre este tema que Mauro Carrusca, especialista em inovação colaborativa e transformação digital, falará para estudantes dos cursos de Engenharia da PUC Minas. A palestra será no próximo dia 20 de abril, às 19 horas. Acompanhe o evento neste link.

Segundo Carrusca, Bioengenharia, Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada são apenas alguns exemplos das “novas tecnologias” da indústria 4.0 que estão liderando um movimento irreversível de transformação nos negócios. Essas tecnologias trazem impactos como inteligência, rapidez, redução de custos, ganhos de escala e produtividade. Além disso, agregam maior assertividade, controle e previsibilidade a todas as etapas de produção.

Carrusca mostra o impacto das tecnologias digitais em todas as camadas do negócio e como estão transformando todas as cadeias de valor. Estudantes, empreendedores e profissionais de todas as áreas precisam se integrar a esse movimento. Devem preparar-se às necessidades do presente e usar suas capacidades para colaborar e criar inovações, melhorias e oportunidades de negócio.

Agende-se e participe. Basta clicar no link.

O Vacathon 2020 continua em alta vibração. Ontem aconteceu o painel “Transformação Digital na Veia”, conduzido pelo pesquisador da Embrapa, Wagner Arbex, com a participação de Mauro Carrusca, CEO da KER Innovation, Silvia Masruhá, chefe da Embrapa Informática Agropecuária e do angolano Alaney Doria.

A maratona de programação, conhecida como Vacathon, é parte do movimento Ideas for Milk e busca soluções para dores e desafios da cadeia produtiva do leite. Este ano o Vacathon está intercontinental. Participam equipes do Brasil, Argentina e Angola.

Mauro Carrusca é também mentor de negócios no projeto.

As equipes estão trabalhando à toda em projetos pra agregar, melhorar e revolucionar a cadeia do leite.

#ideasformilk #leite40 #leite #inovacao #colaboracao #empreendedorismo #Embrapa

A ABINC ganha uma aliada para disseminação da IoT em Minas

Após palestrar no Megaleite, o maior evento de pecuária leiteira do Brasil, Mauro Carrusca concedeu entrevista ao Canal Terra Viva do Grupo Band. Carrusca fala sobre o sucesso do projeto Ideas for Milk que já está em sua quarta edição.

Confira a entrevista diretamente do Canal Terra Viva

Matéria publicada no site do Diário do Comércio, no dia 17/01/2020.

Em defesa da Embrapa como alavanca de desenvolvimento da agricultura brasileira, Mauro Carrusca expressou sua opinião sobre a não inclusão da Embrapa na lista de privatizações do governo, no Diário do Comércio, no dia 17 de janeiro/20.
Por transitar em diversos segmentos e cadeias produtivas do agro e por ser parceiro da Embrapa Gado de Leite no movimento Ideas For Milk, há 4 anos, Carrusca destaca o valor da Embrapa não somente na pesquisa científica, mas no apoio a todo o ecossistema da agricultura e pecuária brasileira. Por isso, defende a importância de ter essa instituição como instrumento estratégico de governo.
O movimento Ideas For Milk é um exemplo de projeto inovador da Embrapa que nasceu para melhorar a eficiência de toda cadeia produtiva do leite e que conseguiu reunir de forma pioneira um ecossistema composto de
produtores, distribuidores, agroindústria, pesquisadores, veterinários, zootecnistas, investidores, empresários e startups.

Leia aqui a matéria na íntegra.

O Sindicato Rural de Lima Duarte promoverá em 29 de setembro do 13º Grande Encontro de Produtores Rurais de Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira e região, em Lima Duarte.

O evento reunirá produtores, lideranças e a comunidade para discutir o novo sistema sindical, administração rural, autogestão para determinação do preço do leite e terá uma palestra de inovação de Mauro Carrusca.

Informações: Sindicato Rural de Lima Duarte (32)3281-1220

Mauro Carrusca ministrará, no dia 2 de agosto, a palestra “O seu mundo vai desaparecer”, durante o Encontro de Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, promovido pela FAEMG  – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.

O evento será no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, e discutirá cenários e perspectivas do agronegócio. Mauro Carrusca foi convidado para abordar as transformações tecnológicas que estão desafiando a todos a lidar com questões econômicas, sociais e comportamentais completamente novas, em um ambiente de mudanças extremamente rápidas, exigindo um pensamento inovador e um novo mindset do produtor rural.

Em um cenário de profundas mudanças e uso intensivo de tecnologia no setor do agronegócio, Mauro Carrusca apresentará a palestra “O seu mundo vai desaparecer” na Megaleite 2019, a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, no dia 20 de junho, às 14h, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), Sala Minas Gerais.

A 16a edição da Megaleite reunirá as principais empresas do setor e pecuaristase de vários países para apresentar as inovações do agronegócio brasileiro e os avanços genéticos do rebanho bovino do país.

O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e conta com o fomento do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

Para ver a programação completa, clique aqui 

Dia 21 de agosto acontece em São Paulo a 8° Edição do Fórum de Saúde Digital. O encontro reunirá profissionais que vão apresentar e debater novas tecnologias que estão transformando a área da saúde, como Inteligência Artificial (IA), machine learning, blockchain, big data, mobile, cloud, entre outros.
O evento é promovido pela TI Inside e será realizado no WTC Events Center São Paulo. Contará com a participação de 25 painelitas e palestrantes de instituições como Einstein, Sírio Libanês, Fleury, Incor, Santa Casa, Hospital das Clínicas, Leforte, São Francisco, entre outros palestrantes e debatedores. Mauro Carrusca conduzirá palestras e fará a mediação de paineis.

Clique aqui para informações e inscrições.

Mauro Carrusca fez o encerramento do curso S2B Students to Business do Microsoft Innovation Center da PUC Minas, campus do São Gabriel, em Belo Horizonte, com a palestra “O futuro já chegou”, abordando a inovação como motor do desenvolvimento de novos modelos de negócio e de melhoria da competitividade e da eficiência operacional das empresas. A palestra foi realizada no dia 18/06 para alunos e profissionais das empresas apoiadoras do projeto.