Em uma sociedade cada vez mais conectada, automatizada e inteligente, a busca pela inovação vem se mostrando cada vez mais colaborativa. Desafios comuns unem empresas e stakeholders na busca por soluções mais inteligentes, limpas, baratas e ágeis.

Por isso já não era sem tempo colocar as pessoas no centro dessa nova era. Esta é a linha das discussões que Mauro Carrusca levará para a Arena 4Corp da Futurecom, no próximo dia 4 de outubro, às 14h.

Desafios comuns unem empresas e stakeholders na busca por soluções mais inteligentes, limpas, baratas e ágeis. Esta é a linha das discussões que Mauro Carrusca levará para a Arena 4Corp da Futurecom, com a palestra “O poder da inovação colaborativa”. A palestra será no dia 4 de outubro, às 14h.

Carrusca é um evangelista de inovação colaborativa há décadas. Mostra que o ser humano é a grande antena receptora de toda essa evolução tecnológica e de mudanças cada vez mais aceleradas. “Todos nós mudamos nosso way of life em um espaço de tempo muito curto e hoje é praticamente impossível tomar decisões na velocidade exigida mantendo modelos mentais antigos”. A saída, segundo ele, é a colaboração.

“Precisamos de uma nova organização com uma cultura redesenhada para a inovação e movida por cérebros. A inovação colaborativa abre caminhos inteligentes, diversos e inclusivos, encurtando distâncias, quebrando silos e bolhas e permitindo a aceleração e a escala das transformações”, sustenta.

Mesa redonda

Alem da palestra “O poder da inovação colaborativa”, Carrusca conduzirá a mesa redonda “Ressignificando a Governança: O `G´ do ESG“, também no dia 04/10, de 10:30h às 12:10h.

A revolução digital mudou consideravelmente a nossa maneira de viver, trabalhar, relacionar e ver o mundo. Esse certamente é o melhor momento para nós, empresas, cidadãos e consumidores abraçarmos uma agenda positiva de mudanças nas questões da sustentabilidade e responsabilidade social. Nas organizações, o conceito da governança corporativa deve ser ampliado para refletir uma maior transparência, justiça social, políticas corporativas, equidade, diversidade e inclusão. É preciso repensar a cultura organizacional para uma cultura da inovação que abrace também essa práticas.

Para discutir esses pontos, foram convidados 15 executivos (C-Levels) de grandes empresas.

O debate será mediado por Mauro Carrusca, ex-executivo e consultor da IBM, founder e CEO da KER Innovation, que vem colaborando com grandes organizações no repensar da cultura, estimulando e ampliando a inclusão, a colaboração e a inovação em todos os níveis e processos. Carrusca é um estudioso do impacto da tecnologia no ser humano, conselheiro de empresas em visão de futuro e estratégias de inovação.

O que você vai encontrar na FutureCom

A Futurecom é a maior plataforma B2B de conteúdo e relacionamento voltada ao universo de conectividade da América Latina. Promoverá de 3 a 5 de outubro o maior evento de tecnologia, no São Paulo Expo. O evento traz debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre empresas de telecom, tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.

Sob o tema “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, a 23ª edição do Futurecom reunirá mais de 250 marcas expositoras, mais de 30 mil visitantes e 800 palestrantes nos brindando em mais de 200 horas de conteúdo. 

Há mais de 20 anos fomentando o mercado, combinando exposição, experiências, debates, networking e demonstrações sobre os impactos das aplicações de tecnologias em praticamente todos os segmentos da economia, gera grandes oportunidades de negócios.

Informações e inscrições

Mauro Carrusca fará a palestra de abertura do VII Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar da UNIFIMES, em Mineiros, Goiás. O Colóquio acontece juntamente com o V Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar e IV Feira de Empreendedorismo.

A palestra abordará a pesquisa e o desenvolvimento regional, aliados ao empreendedorismo. Será no dia 8 de maio e é direcionada à comunidade acadêmica, empresários e empreendedores de Mineiros.

Segundo Carrusca, vivenciamos hoje a fusão dos mundos físico, digital e biológico com tecnologias que estão impactando outras tecnologias e criando novos comportamentos e mudanças exponenciais na sociedade.  Esse tsunami de inovações tecnológicas forçou as pessoas (e os negócios) a repensarem seu modo de viver, se relacionar, ensinar, empreender e fazer negócios.

E é com a abordagem do pensamento inovador e empreendedor, colaboração e visão de futuro que Carrusca fará a abertura do evento, que acontece de 8 a 10 de maio na Unifimes, Campus Mineiros.

#unifimes #VIIColoquioUnifimes #educacao #inovacaocolaborativa

O primeiro Encontro Mensal de Inovação Colaborativa IMED Group de 2023 celebrou os vencedores do Desafio de Ideias do grupo. 4 equipes apresentaram projetos no Pitch Day, que reconheceu, valorizou e premiou a inovação e o intraempreendedorismo na empresa.

Equipes vencedoras do 1o Desafio de Ideias IMED Group

Em 2022, iniciamos um projeto de inovação colaborativa no grupo. Nosso foco foi construir juntos uma cultura que coloca a inovação no centro das decisões da empresa. Com a proposta de unir e engajar mentes, estamos abrindo caminho para inovações sustentáveis e que agregam valor ao negócio.

Estamos orgulhosos e confiantes, pois durante o Encontro, lançamos a Carta de Princípios de Inovação, documento que norteia e orienta decisões estratégicas em inovação, e realizamos a finalíssima do 1º Desafio de Ideias com a apresentação dos pitchs das 4 equipes selecionadas: Alvorada Moema, IMED Tele, Imed nas Alturas e Salvalus.

Intraempreendedorismo de resultados

Para Mauro Carrusca, CEO da KER, “santo de casa faz milagre, sim”. O maior exemplo disso é que ao dar voz, incentivar e dar o suporte necessário a colaboradores e parceiros, através de uma ação de intraempreendedorismo, a IMED já está colhendo bons resultados. As equipes médicas selecionadas no Desafio se dedicaram, trabalharam com afinco, discutiram ideias e apresentaram propostas relevantes que, sem dúvida, irão melhorar significativamente a operação do negócio em benefício dos clientes e dos pacientes.

Ainda segundo Carrusca, “a mentalidade inovadora, o engajamento da equipe (principalmente quem está perto do cliente e do paciente), e a coragem para realizar são fundamentais para levar a IMED para cada vez mais longe”.

Nós da KER agradecemos a confiança e a ousadia dos gestores do IMED Group por acreditarem na inovação promovida em colaboração. Sabemos que o trabalho de engajamento e desenvolvimento de inovação não termina nunca!

Parabéns a todas as equipes que participaram do 1º Desafio de Ideias IMED Group e vamos que vamos!

Estamos ávidos por novos desafios.

O impacto das tecnologias digitais na produção

Implantar uma estratégia de transformação digital é um desafio para grande parte das organizações. Mas, tão importante quanto conhecer o potencial das tecnologias digitais é entender com quais estratégias de negócio se alinham. A estratégia, assim como as pessoas que usarão e se beneficiarão dos resultados que as novas tecnologias agregam são os grandes propulsores da transformação dos negócios.
É sobre este tema que Mauro Carrusca, especialista em inovação colaborativa e transformação digital, falará para estudantes dos cursos de Engenharia da PUC Minas. A palestra será no próximo dia 20 de abril, às 19 horas. Acompanhe o evento neste link.

Segundo Carrusca, Bioengenharia, Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada são apenas alguns exemplos das “novas tecnologias” da indústria 4.0 que estão liderando um movimento irreversível de transformação nos negócios. Essas tecnologias trazem impactos como inteligência, rapidez, redução de custos, ganhos de escala e produtividade. Além disso, agregam maior assertividade, controle e previsibilidade a todas as etapas de produção.

Carrusca mostra o impacto das tecnologias digitais em todas as camadas do negócio e como estão transformando todas as cadeias de valor. Estudantes, empreendedores e profissionais de todas as áreas precisam se integrar a esse movimento. Devem preparar-se às necessidades do presente e usar suas capacidades para colaborar e criar inovações, melhorias e oportunidades de negócio.

Agende-se e participe. Basta clicar no link.

O Vacathon 2020 continua em alta vibração. Ontem aconteceu o painel “Transformação Digital na Veia”, conduzido pelo pesquisador da Embrapa, Wagner Arbex, com a participação de Mauro Carrusca, CEO da KER Innovation, Silvia Masruhá, chefe da Embrapa Informática Agropecuária e do angolano Alaney Doria.

A maratona de programação, conhecida como Vacathon, é parte do movimento Ideas for Milk e busca soluções para dores e desafios da cadeia produtiva do leite. Este ano o Vacathon está intercontinental. Participam equipes do Brasil, Argentina e Angola.

Mauro Carrusca é também mentor de negócios no projeto.

As equipes estão trabalhando à toda em projetos pra agregar, melhorar e revolucionar a cadeia do leite.

#ideasformilk #leite40 #leite #inovacao #colaboracao #empreendedorismo #Embrapa

A ABINC ganha uma aliada para disseminação da IoT em Minas

Após palestrar no Megaleite, o maior evento de pecuária leiteira do Brasil, Mauro Carrusca concedeu entrevista ao Canal Terra Viva do Grupo Band. Carrusca fala sobre o sucesso do projeto Ideas for Milk que já está em sua quarta edição.

Confira a entrevista diretamente do Canal Terra Viva

Matéria publicada no site do Diário do Comércio, no dia 17/01/2020.

Em defesa da Embrapa como alavanca de desenvolvimento da agricultura brasileira, Mauro Carrusca expressou sua opinião sobre a não inclusão da Embrapa na lista de privatizações do governo, no Diário do Comércio, no dia 17 de janeiro/20.
Por transitar em diversos segmentos e cadeias produtivas do agro e por ser parceiro da Embrapa Gado de Leite no movimento Ideas For Milk, há 4 anos, Carrusca destaca o valor da Embrapa não somente na pesquisa científica, mas no apoio a todo o ecossistema da agricultura e pecuária brasileira. Por isso, defende a importância de ter essa instituição como instrumento estratégico de governo.
O movimento Ideas For Milk é um exemplo de projeto inovador da Embrapa que nasceu para melhorar a eficiência de toda cadeia produtiva do leite e que conseguiu reunir de forma pioneira um ecossistema composto de
produtores, distribuidores, agroindústria, pesquisadores, veterinários, zootecnistas, investidores, empresários e startups.

Leia aqui a matéria na íntegra.

O Sindicato Rural de Lima Duarte promoverá em 29 de setembro do 13º Grande Encontro de Produtores Rurais de Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira e região, em Lima Duarte.

O evento reunirá produtores, lideranças e a comunidade para discutir o novo sistema sindical, administração rural, autogestão para determinação do preço do leite e terá uma palestra de inovação de Mauro Carrusca.

Informações: Sindicato Rural de Lima Duarte (32)3281-1220

Mauro Carrusca ministrará, no dia 2 de agosto, a palestra “O seu mundo vai desaparecer”, durante o Encontro de Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, promovido pela FAEMG  – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.

O evento será no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, e discutirá cenários e perspectivas do agronegócio. Mauro Carrusca foi convidado para abordar as transformações tecnológicas que estão desafiando a todos a lidar com questões econômicas, sociais e comportamentais completamente novas, em um ambiente de mudanças extremamente rápidas, exigindo um pensamento inovador e um novo mindset do produtor rural.