KER Innovation https://keroinovar.com.br Tue, 24 Sep 2024 21:47:34 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 De “doença mental” para a “saúde mental”. O que isso tem a ver com a inovação? https://keroinovar.com.br/de-doenca-mental-para-a-saude-mental-o-que-isso-tem-a-ver-com-a-inovacao/ https://keroinovar.com.br/de-doenca-mental-para-a-saude-mental-o-que-isso-tem-a-ver-com-a-inovacao/#respond Tue, 24 Sep 2024 21:45:10 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=4436 17/set/2024

Neste novo artigo, Mauro Carrusca mostra que o grande desafio para as organizações (que não deveria ser um desafio, mas uma lógica) é entender que a inovação tem a ver com pessoas e, indo mais longe, tem a ver com o estado mental dessas pessoas.

O ambiente propício à geração de inovações não são as salas coloridas com post-its, recheada de artefatos como puffs, jogos etc. Preparar o ambiente para a inovação é preparar o estado mental de cada pessoa que compõe a organização.

Leia aqui o artigo na íntegra

Segundo George Valliant, editor da mais respeitada publicação American Journal of Psychiatry, “(…) diria que a psiquiatria passou décadas centrada na questão da doença mental. Agora o foco mudou para saúde mental”. Valliant faz uma preciosa observação para entender o vigor dessa nova avenida aberta às linhas de pesquisa da mente humana. “Do ponto de vista físico, o contrário da doença é a saúde. Mas, na parte mental, saúde é muito mais do que ausência de sintomas. É ter uma mente que equivale, na biologia, a um corpo musculoso e com capacidade aeróbica”. Ele ainda define uma pessoa mentalmente saudável como alguém em quem se podem identificar as seguintes características:

  • Está em paz com a própria identidade e sentimentos.
  • Está orientada para o futuro e é capaz de se manter produtiva.
  • Tem disposição mental que lhe permite viver bem com o stress.
  • É capaz de perceber a realidade sem distorções e ainda manter a empatia.
  • É capaz de trabalhar, de amar, de se divertir ao mesmo tempo que continua sendo uma pessoa eficiente na resolução de problemas.

O parágrafo acima foi baseado na matéria publicada na revista Veja, de 17 de setembro 2003, com o título: A conquista do equilíbrio da mente. Isso mesmo, há exatamente 21 anos (coincidentemente, hoje é dia 17/09/2024). Nesta data o Iphone nem havia sido lançado e o texto retrata várias consequências e fatos que vimos presenciando causados pelo uso direto, indireto ou mesmo excessivo da tecnologia. Problemas como o stress, burnout, aumento da ansiedade, depressão (muitas vezes provocada pelo uso das redes sociais) e, infelizmente, até suicídios, são hoje frequentes na sociedade em qualquer lugar do planeta. (Nota 1)

Mas, o que isso tem a ver com a inovação nas organizações (e na vida real)?

Minha dedicação ao estudo do impacto da tecnologia no ser humano que se iniciou durante meu curso engenharia eletrônica e a visão de futuro da evolução tecnológica com a consequente democratização do acesso à informação, me dava pistas do que viria pela frente. O grande desafio para as organizações (que não deveria ser um desafio, mas uma lógica) é entender que a inovação tem a ver com pessoas e, indo mais longe, tem a ver com o estado mental dessas pessoas. Essa é uma afirmação que venho defendendo há muitos anos. Nós, seres humanos, somos dotados de um artefato fantástico: o cérebro, que não só tem a capacidade de mudar/influenciar ambientes como ser mudado/influenciado por esses ambientes. O ambiente propício à geração de inovações não são as salas coloridas com post-its, recheada de artefatos como puffs, jogos etc. Preparar o ambiente para a inovação é preparar o estado mental de cada pessoa que compõe a organização.

Não é à toa que softskills vêm sendo consideradas como habilidades preponderantes na contratação e formação de times. Aliás, voltando ao texto da revista veja, recortei mais esse parágrafo:

“Na vida real, as pessoas continuam sendo escolhidas como parceiros, namorados, esposos, sócios ou empregados de empresas com base em seus traços de personalidade – muito mais preponderantes atualmente, em muitos casos, do que a bagagem cultural que acumularam”.

O psicólogo americano Roger Gould (1962–2002), que mantinha uma coluna na revista leiga americana Psychology Today, não tem dúvida disso: “o caráter, em sua acepção mais ampla, engloba a personalidade e não apenas a parte ética. O caráter é mais importante que o intelecto. Foi assim na história humana recente e hoje isso é uma realidade predominante”.

“o caráter, em sua acepção mais ampla, engloba a personalidade e não apenas a parte ética. O caráter é mais importante que o intelecto. Foi assim na história humana recente e hoje isso é uma realidade predominante”.

Nessa linha, Gould mostra como são escolhidos os astronautas da NASA, onde os escolhidos estão entre os melhores pilotos de caça dos Estados Unidos. Em relação ao desempenho técnico todos se equiparam e o que desempata são traços de personalidade muito semelhantes:

  • São capazes de trabalhar em estreita convivência com outras pessoas durante um tempo longo em espaços exíguos. A situação contrária, afeta pouco seu desempenho e humor.
  • Eles confiam nos outros e nunca reclamam de desconforto.
  • Emoções fortes produzem neles reações vigorosas, mas nunca paralisantes.
  • Nunca tomam a iniciativa de falar suas emoções mais íntimas, porém não se furtam de falar quando provocados.
  • Sabem avaliar o estado de espírito das pessoas que os cercam.
  • São ao mesmo tempo agressivos e cuidadosos. Aventuram-se mais, mas se acidentam menos que a média dos pilotos.

Reafirmando, esse texto é de 2003 e, quando pensamos em características de ambientes ou de pessoas inovadoras, o que mudou para 2024?

Na minha visão, a inovação colaborativa pressupõe o caminho para uma gestão mais horizontal, colaborativa, inclusiva, com mais equidade e transparência. Pessoas aptas a participarem, difundirem e cultivarem um ambiente participativo não precisam ser astronautas, mas suas características de personalidade estão muito em linha com exigido pela NASA. Eu resumo essas características em alguns traços fundamentais como: colaboração, entender o que é uma equipe de confiança, audácia (não ter medo de riscos, mas saber medi-los), empatia e compaixão.

Hoje, são cada vez mais comuns que alguns desses traços sejam determinantes para uma vida equilibrada e plena, seja na vida empresarial, seja na família, nos estudos ou na sociedade.

Como disse anteriormente, a inovação depende de pessoas, portanto não existe uma fórmula mágica que se aplica a qualquer organização para a criação de ambientes inovadores, pois as pessoas não são iguais. Mas, podemos, sim, repensar o modelo de gerir o negócio e sua governança para que possamos cultivar, em cada espaço, os traços benéficos de personalidade necessários para desenvolvimento do ambiente propicio à inovação, mas sempre respeitando a cultura organizacional que leva em conta também diferenças culturais geográficas, históricas, de raça, entre outras.

Corrobora essa minha afirmação o estudo realizado por Gould e vários psicólogos americanos, cujas conclusões mostraram que vale a pena investir nos traços de personalidade que valorizem o capital humano. Ou seja, podemos aprimorar traços de personalidade das pessoas para que elas criem o tão sonhado senso de pertencimento e passem a apoiar o processo de inovação. Como? Investindo, além da valorização das pessoas, no reconhecimento.

Esses estudos chegaram a algumas conclusões interessantes:

  • O QI atinge o ponto máximo aos 20 anos de idade e depois tende a cair
  • A experiência profissional conta muito, mas demanda tempo
  • Aumentar o comprometimento no trabalho não é trabalhar mais horas e, aliás, os incentivos gerenciais são para que se trabalhe menos e não mais.

Os estudos mostraram que 75% dos profissionais têm traços de caráter e personalidade que dificultam o exercício de todo seu potencial. Logo, o maior campo de mudança está na personalidade.

Colaboração, compartilhamento de informações, desenvolvimento de equipes de confiança dependem de pessoas com traços de personalidade, caráter e ética que contribuem para a formação de ambientes propícios à inovação. Sem isso, não há tecnologias que evitem o mau uso das informações, o compliance ao LGPD ou quebra de regras organizacionais, isso só para citar alguns exemplos.

O bom é que, repensando nossos modelos antigos de governança e gestão, esse baseado no comando-controle, podemos direcionar a organização para um futuro mais promissor e inovador.

Em tempo:

Propositalmente, em momento nenhum quis citar o uso da inteligência artificial, visto que, como discorremos, tentamos mostrar a importância de características intrínsecas aos seres humanos para criação de ambientes inovadores.

Nota 1:

Já há alguns anos me dedico a estudar para conhecer um pouco sobre o funcionamento e comportamento do nosso cérebro. Faço isso através de leituras e ouvindo experts em neurociência, filosofia, psicologia, física entre outros. Aliás, desde que o mundo é mundo, cientistas dos mais diversos segmentos de estudo vêm estudando o cérebro a fundo e, a meu ver, a cada centímetro que avançamos no seu conhecimento, parece que ele se afasta 1 ano luz! (isso é um ponto para discussão sobre a evolução da IA e seu impacto no ser humano…tema para outro artigo).  Digo isso porque, a matéria que mencionei no texto, eu a tinha lido na semana que saiu a revista (17/09/03). Como estava em linha com o que acreditava, resolvi retirar as folhas e guardá-la e, lógico, perdi. Já há algum tempo vinha querendo encontrá-la para reler. Ontem, 17/09/24, fui procurar um livro para ver um assunto específico e, para minha surpresa, o artigo estava dobrado entre as folhas do livro. Esse é o nosso cérebro, que consegue processar até 2,5 petabytes (2,5 milhões Gigabytes). Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores desenvolveu um método para medir a força sináptica, a precisão da plasticidade e o armazenamento de informações no cérebro e descobriram que as sinapses podem armazenar dez vezes mais informações do que se acreditava anteriormente (Neural Computation – MIT: Synaptic Information Storage Capacity Measured With Information Theory). Por algum motivo, há muito tempo, havia um processamento no backstage que estava procurando a resposta e ela veio ontem!

O cérebro é fantástico.

O que você achou? Deixe sua opinião nos comentários e fique a vontade para compartilhar para que mais pessoas possam entender a importância de uma mente saudável.

Deixe seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam entender a importância da saúde mental.

Mauro Carrusca é Innovation Strategist | futuristic | Advisor | Board Member |Membro do Conselho de Presidentes MG | ESG Evangelist

]]>
https://keroinovar.com.br/de-doenca-mental-para-a-saude-mental-o-que-isso-tem-a-ver-com-a-inovacao/feed/ 0
Bem vinda, IA. Agora o ser humano vai ser ainda mais relevante https://keroinovar.com.br/bem-vinda-ia/ Wed, 24 Jul 2024 15:13:39 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=4307 Vivenciamos hoje a fusão dos mundos físico, digital e biológico com tecnologias que estão impactando outras tecnologias e criando novos comportamentos e mudanças gigantescas, como as trazidas pela inteligência artificial. Mas, se a tecnologia é o principal vetor da transformação, são as pessoas que estão na essência das mudanças e quem as tornam realidade.

Entender o fluxo e o ritmo vertiginoso do cenário atual e estar disposto a experimentar novas ferramentas e estratégias são atitudes vitais para aproveitarmos o seu potencial. A tecnologia sempre passa por hypes e agora é a vez da IA. E, como já sabemos, surgem experts em todas as esquinas.

Mais do que nunca, informação, pensamento crítico e uso ético de tecnologias se fazem necessários para não ingressarmos, de forma desavisada, em uma maré esquizofrênica e determinista de que não sobrará pedra sobre pedra depois de uma onda tecnológica. Por isso, a análise criteriosa das aplicações e a identificação de estudos de caso de sucesso e de fracasso são antídotos poderosos para nos ajudar a lidar com hypes e separar o que é fogo e o que é fumaça.

Como humanizar a IA? Como reimaginar negócios, propostas de valor, produtos e serviços habilitados pela IA? Como desenvolver as capacidades críticas para esse novo ecossistema de negócios que ancora seu funcionamento na lA? Como desenvolver uma mentalidade aberta para as novas oportunidades? A palestra desafia as pessoas a usar o pensamento inovador, a colaboração e a visão de futuro como o fio condutor para a ação.

 

Crédito da imagem: Vlada Karpovich (Pexels)

]]>
Robotic Process Automation e AI Congress https://keroinovar.com.br/robotic-process-automation-e-ai-congress/ Fri, 12 Jul 2024 22:29:30 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=4292 O evento RPA – Robotic Process Automation & AI – Artificial Intelligence e seus impactos de transformação nos processos de negócios acontecerá no dia 19 de julho, em Belo Horizonte. O evento é realizado pelo Instituto Information Management e reúne desenvolvedores, especialistas da indústria e usuários para debater e trocar experiências sobre a força de transformação dessas tecnologias como ferramentas digitais para o processamento de tarefas com alto grau de rotinas e uso intensivo de mão de obra.

 

Estudioso de novas tecnologias, Mauro Carrusca, que é CEO da KER Innovation, participará do RPA & AI Congress com a palestra “Bem-vinda, IA. Agora o ser humano vai ser ainda mais relevante”.

 

Para Carrusca, informação, pensamento crítico e uso ético de tecnologias são fundamentais para não ingressarmos, de forma desavisada, em uma maré esquizofrênica e determinista de que não sobrará pedra sobre pedra depois de uma onda tecnológica. Para ele, entender o fluxo e o ritmo vertiginoso do cenário da tecnologia e experimentar novas ferramentas e estratégias são atitudes vitais para se aproveitar o potencial da inteligência artificial. Mas alerta para hypes que inflam e distorcem as reais possibilidades, usos e negócios em torno da IA.

 

O RPA & AI Congressserá realizado no centro de eventos do Mercure BH Lourdes, Av. do Contorno, 7255 – Lourdes – Belo Horizonte/MG.

 

Serviço:

RPA – Robotic Process Automation & AI – Artificial Intelligence

Data: 19-07-24

Local: Hotel Mercure BH Lourdes – Av. do Contorno, 7255

Palestra Mauro Carrusca :17h

Clique no link para informações e inscrições.

]]>
ESG e a ressignificação da governança corporativa https://keroinovar.com.br/esg-e-a-ressignificacao-da-governanca-corporativa/ Tue, 26 Mar 2024 21:37:19 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=4237 A governança corporativa deve ser repensada, ressignificada e ampliada para responder aos desafios impostos pela agenda ESG

Por Mauro Carrusca

a

Revista Inforuso especial de 40 anos traz matéria assinada por Mauro Carrusca


Na matemática, umas das maneiras de demonstração de um teorema é a “demonstração indireta por redução ao absurdo”, que consiste em demonstrar, usando as regras de inferência e as regras de equivalência, que a falsidade da afirmação produziria um absurdo.

Relembro essa regra para mostrar que às vezes é mais fácil entender um conceito mostrando o que NÃO faz parte do conceito em questão.

Para entender o conceito ESG é fundamental compreender que não se trata de abraçar árvores, não é assistencialismo ou filantropia, não é caro e complicado e, principalmente, não pode ser um “faz de conta” (ESG washing), pois isso é um grande risco para o negócio, para a sociedade e para o planeta.

ESG é algo maior e tem a ver até com a reconexão com o propósito da empresa, com seu modelo de negócio e proposta de valor no contexto atual.

Neste artigo, mostro a importância de repensar os princípios da gestão e da governança corporativa para que ela represente o pilar “G”, do acrônimo ESG.

A revolução digital mudou consideravelmente a nossa maneira de viver, trabalhar, relacionar e ver o mundo. O comportamento das pessoas, seja na situação de líderes, gestores, colaboradores, consumidores ou cidadãos – empoderados pela tecnologia -, está exigindo um novo entendimento, assim como posturas, relações e ações concretas por parte das organizações.

Tudo mudou, não dá mais para usar modelos antigos. Portanto, o conceito de governança também precisa ser repensado, reenquadrado e, sem dúvida, ampliado para refletir uma maior transparência das organizações. Precisamos de uma governança que dialogue com uma gestão mais horizontal e que ajude a promover justiça social, equidade, diversidade e inclusão, que abranja a agenda ESG de forma transversal.

Nesse movimento, é preciso também repensar a cultura organizacional, pois ela deve ser realinhada para uma cultura da inovação que abrace também essas práticas. Pois, cultura é o que garante a consistência. Não é sobre o que fazemos, mas sobre o que deixamos de fazer.

Clique neste link para ler na íntegra o artigo publicado na edição especial de 40 anos da Revista Inforuso

#ESG #governançacorporativa #governançacolaborativa #culturadeinovação

]]>
Inovação colaborativa na transformação energética https://keroinovar.com.br/inovacao-colaborativa-na-transformacao-energetica/ Mon, 13 Nov 2023 19:31:09 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=3272

Inovação colaborativa na transformação energética

A transformação do setor eletroenergético é um movimento irreversível. Os desafios são colossais e a inovação colaborativa representa uma grande aliada dos players do setor para impulsionar e acelerar o processo de mudança.

Emergências climáticas, sustentabilidade do planeta e dos negócios, energias renováveis, regulações e mudanças no perfil do consumidor são exemplos dos complexos desafios vividos pelo setor.

Para Mauro Carrusca, com tantas e tão dramáticas mudanças, é impossível operar e tomar decisões, na velocidade exigida pelo momento, com modelos mentais antigos. A saída é a união de esforços, a colaboração. Organizações mais colaborativas e fluidas, com uma cultura redesenhada para inovação e movida por “cérebros”, atingirão melhores resultados. “A inovação colaborativa abre caminhos inteligentes, colocando pessoas no centro, encurtando distâncias, quebrando silos e permitindo a aceleração e a escala das transformações”, diz.

Carrusca conduzirá uma mesa de apresentação de trabalhos e fará o encerramento do Seminário, no dia 29 de novembro, com a palestra “O poder da inovação colaborativa nas corporações do futuro”.

Sobre o evento

O XXVII SNPTEE – SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA é considerado o maior seminário da América Latina e o 2º maior do mundo. Será realizado de 26 a 29 de novembro de 2023, em Brasília.

Nesta edição, o XXVII SNPTEE vai manter e aperfeiçoar as iniciativas pioneiras implementadas em edições anteriores, além de integrar novos espaços de conhecimento e integração. O evento traz a Nova Geração Profissional (NGP), o Fórum de Mulheres, o Fórum de CEO’s e o lançamento da primeira edição do Fórum Acadêmico, que reunirá dirigentes de Universidades e Centros de Pesquisa nacionais para discussão de medidas para aumentar a interação da academia com o CIGRE-Brasil e o setor elétrico.

Outro destaque do evento é a ExpoSNPTEE, uma exposição paralela ao seminário que reúne os principais fornecedores e compradores de equipamentos e serviços do setor elétrico brasileiro

Ao longo de quatro dias, são apresentados cerca de 500 Informes Técnicos para mais de 2500 participantes. Esse público é composto por profissionais do setor elétrico, representando diversas empresas de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos, concessionárias e demais órgãos e agentes setoriais.

Saiba mais em https://xxviisnptee.com.br/

Click here to add your own text

Hello

Hello

]]>
Inovação colaborativa na Futurecom https://keroinovar.com.br/inovacao-colaborativa-na-futurecom/ Mon, 25 Sep 2023 22:18:35 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=3265 Em uma sociedade cada vez mais conectada, automatizada e inteligente, a busca pela inovação vem se mostrando cada vez mais colaborativa. Desafios comuns unem empresas e stakeholders na busca por soluções mais inteligentes, limpas, baratas e ágeis.

Por isso já não era sem tempo colocar as pessoas no centro dessa nova era. Esta é a linha das discussões que Mauro Carrusca levará para a Arena 4Corp da Futurecom, no próximo dia 4 de outubro, às 14h.

Desafios comuns unem empresas e stakeholders na busca por soluções mais inteligentes, limpas, baratas e ágeis. Esta é a linha das discussões que Mauro Carrusca levará para a Arena 4Corp da Futurecom, com a palestra “O poder da inovação colaborativa”. A palestra será no dia 4 de outubro, às 14h.

Carrusca é um evangelista de inovação colaborativa há décadas. Mostra que o ser humano é a grande antena receptora de toda essa evolução tecnológica e de mudanças cada vez mais aceleradas. “Todos nós mudamos nosso way of life em um espaço de tempo muito curto e hoje é praticamente impossível tomar decisões na velocidade exigida mantendo modelos mentais antigos”. A saída, segundo ele, é a colaboração.

“Precisamos de uma nova organização com uma cultura redesenhada para a inovação e movida por cérebros. A inovação colaborativa abre caminhos inteligentes, diversos e inclusivos, encurtando distâncias, quebrando silos e bolhas e permitindo a aceleração e a escala das transformações”, sustenta.

Mesa redonda

Alem da palestra “O poder da inovação colaborativa”, Carrusca conduzirá a mesa redonda “Ressignificando a Governança: O `G´ do ESG“, também no dia 04/10, de 10:30h às 12:10h.

A revolução digital mudou consideravelmente a nossa maneira de viver, trabalhar, relacionar e ver o mundo. Esse certamente é o melhor momento para nós, empresas, cidadãos e consumidores abraçarmos uma agenda positiva de mudanças nas questões da sustentabilidade e responsabilidade social. Nas organizações, o conceito da governança corporativa deve ser ampliado para refletir uma maior transparência, justiça social, políticas corporativas, equidade, diversidade e inclusão. É preciso repensar a cultura organizacional para uma cultura da inovação que abrace também essa práticas.

Para discutir esses pontos, foram convidados 15 executivos (C-Levels) de grandes empresas.

O debate será mediado por Mauro Carrusca, ex-executivo e consultor da IBM, founder e CEO da KER Innovation, que vem colaborando com grandes organizações no repensar da cultura, estimulando e ampliando a inclusão, a colaboração e a inovação em todos os níveis e processos. Carrusca é um estudioso do impacto da tecnologia no ser humano, conselheiro de empresas em visão de futuro e estratégias de inovação.

O que você vai encontrar na FutureCom

A Futurecom é a maior plataforma B2B de conteúdo e relacionamento voltada ao universo de conectividade da América Latina. Promoverá de 3 a 5 de outubro o maior evento de tecnologia, no São Paulo Expo. O evento traz debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre empresas de telecom, tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.

Sob o tema “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, a 23ª edição do Futurecom reunirá mais de 250 marcas expositoras, mais de 30 mil visitantes e 800 palestrantes nos brindando em mais de 200 horas de conteúdo. 

Há mais de 20 anos fomentando o mercado, combinando exposição, experiências, debates, networking e demonstrações sobre os impactos das aplicações de tecnologias em praticamente todos os segmentos da economia, gera grandes oportunidades de negócios.

Informações e inscrições

]]>
Semana de Engenharia discute tendências e desafios https://keroinovar.com.br/semana-de-engenharia-discute-tendencias-e-desafios/ Wed, 26 Jul 2023 20:08:40 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=3239 A Engenharia tem sido um motor impulsionador de transformações que melhoram nossas vidas, trazendo inovações tecnológicas para os mais diversos setores. Construção civil, mobilidade, computação, saúde, energia, jurídico, dentre tantos outros setores evoluem com desenvolvimentos da engenharia. A Semana de Engenharia é o grande palco para discutir tendências e desafios desta área tão relevante para o progresso.

No dia 14 de agosto, o engenheiro Mauro Carrusca fará palestra magna na abertura da 6ª edição da Semana Acadêmica de Engenharia, no Paraná. A palestra abordará o tema “Os Desafios da Engenharia no Século XXI” e será dirigida a estudantes e profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências.

O evento está sendo promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná – IEP e acontece de 14 a 18 de agosto. Na agenda, 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais.

Oportunidades e desafios da engenharia na contemporaneidade

De acordo com Mauro Carrusca, na atualidade a engenharia precisa ir além da técnica e da tecnologia e ser uma impulsionadora de questões ambientais, sociais e econômicas. “É um grande prazer falar para um público de estudantes e profissionais sobre os desafios da Engenharia, pois a mudança começa com eles. É preciso que as novas cabeças abracem a inovação para alicerçar toda a cadeia de valor e alinhá-la às novas demandas da sociedade e do planeta”, diz Carrusca.

Por isso, agora a engenharia tem um novo grande desafio: apoiar o movimento pela sustentabilidade, economia circular e inclusão social, entre outros temas igualmente relevantes na contemporaneidade.

Confira aqui a programação completa da 6ª Semana Acadêmica de Engenharia.

Abertura oficial do evento: 14 de agosto

18h30: Abertura oficial com Autoridades (Reitores / Convidados)

18h45: Mauro Carrusca: Os Desafios da Engenharia no Século XXI

20h15: Coquetel de abertura

Local: Centro de Eventos – IEP

Evento híbrido, com transmissão pelo Youtube

Faça já sua inscrição.

]]>
Painel discute aplicações de IA em Belo Horizonte https://keroinovar.com.br/painel-discute-aplicacoes-de-ia-em-belo-horizonte/ Tue, 11 Jul 2023 15:13:55 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=3235 Mauro Carrusca conduzirá o painel “Cases de inteligência artificial: as lições das trincheiras”, reunindo profissionais e especialistas de tecnologia e IA em Belo Horizonte.

Com a proposta de discutir usos, desafios, inovações e temas instigantes que envolvem a adoção da inteligência artificial, Carrusca vai reunir Cezar Taurion, CSO da Redcore, Maria Luiza Reis (Lab245), Rolim Souto (Usiminas) e Antonio Minier (Pif Paf Alimentos).

Esta é a segunda vez que o evento acontece em Belo Horizonte. O RPA + AI Congress BH 2023 será realizado no Lourdes BH Mercure Hotel, no dia 12 de julho, às 17h.

Sobre o evento

O RPA – Robotic Process Automation + AI – Inteligência Artificial, promovido pelo Instituto Information Management e ABEINFO , tem a proposta de reunir consultores, especialistas da indústria e usuários para debater e trocar experiências práticas sobre usos, cases e tendências dessas ferramentas de transformação de negócios.

O Congresso aborda como empresas estão utilizando de forma efetiva o RPA somado à Computação Cognitiva e a Inteligência Artificial como meio para melhorar a prestação de serviços, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Clique para se inscrever.

Importante: O evento é presencial. Não haverá transmissão ao vivo.

]]>
Mulher Engenheira em foco https://keroinovar.com.br/mulher-engenheira-em-foco/ Fri, 30 Jun 2023 14:32:55 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=3228 Mauro Carrusca foi o palestrante convidado pelo Crea Piauí para fazer encerrar a 1ª Conferência Regional da Mulher Engenheira. Com a palestra “Os desafios da engenharia no século XXI”, Carrusca faz reflexões e provocações aos profissionais e futuros(as) profissionais de engenharia sobre os desafios da sociedade que estão exigindo o redesenho da engenharia. A proposta é torná-la mais integrada, inovadora e colaborativa.

Direcionada aos profissionais e futuros profissionais de engenharia, com destaque para as mulheres – que estão conquistando cada vez mais espaço na área -, a palestra focou os desafios, inovações, impactos da revolução digital e o futuro da engenharia.

A primeira edição da Conferência Regional da Mulher Engenheira, promovida pelo Confea e Crea Piauí, reuniu profissionais e lideranças do setor e abordou temas relevantes para as mulheres engenheiras. Entre os destaques: “Os desafios das mulheres engenheiras no gerenciamento de obras civis”, “Os desafios da implantação da gestão ambiental em obras civis” e “A importância do profissional habilitado na área de saúde ambiental e sanitária no Piauí”.

Confira momentos do evento, que contou com a participação do presidente do Crea-PI, Raimundo Ulisses Ulisses Filho de Oliveira, Teresinha Aguiar, coordenadora do Programa Mulher, representantes do Crea Jovem e diversas autoridades do Crea.

#inovação #colaboracao #futuro #engenharia #digital #crea #confea #mutua

]]>
Mauro Carrusca em evento da Unifimes https://keroinovar.com.br/mauro-carrusca-em-evento-da-unifimes/ Wed, 03 May 2023 19:19:09 +0000 https://keroinovar.com.br/?p=3217

Mauro Carrusca fará a palestra de abertura do VII Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar da UNIFIMES, em Mineiros, Goiás. O Colóquio acontece juntamente com o V Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar e IV Feira de Empreendedorismo.

A palestra abordará a pesquisa e o desenvolvimento regional, aliados ao empreendedorismo. Será no dia 8 de maio e é direcionada à comunidade acadêmica, empresários e empreendedores de Mineiros.

Segundo Carrusca, vivenciamos hoje a fusão dos mundos físico, digital e biológico com tecnologias que estão impactando outras tecnologias e criando novos comportamentos e mudanças exponenciais na sociedade.  Esse tsunami de inovações tecnológicas forçou as pessoas (e os negócios) a repensarem seu modo de viver, se relacionar, ensinar, empreender e fazer negócios.

E é com a abordagem do pensamento inovador e empreendedor, colaboração e visão de futuro que Carrusca fará a abertura do evento, que acontece de 8 a 10 de maio na Unifimes, Campus Mineiros.

#unifimes #VIIColoquioUnifimes #educacao #inovacaocolaborativa

]]>