Um programa especialmente desenhado para profissionais C-Level para explorar temas críticos relativos ao universo da inovação, do ecossistema empreendedor, colaboração corporativa e transformação digital. Objetivos • Oferecer uma base de conhecimentos críticos e um espaço de discussão para que os profissionais ampliem sua visão de futuro e descubram novas oportunidades e possibilidades para suas carreiras; […]

Unindo os cérebros dispersos na escola afloramos a criatividade e a colaboração.

Isso potencializa a busca por soluções simples, eficazes e inovadoras. 

Com a tecnologia cada vez mais presente nos processos de ensino e aprendizagem, os desafios das instituições de ensino e dos educadores são enormes. A expectativa é por uma educação cada vez mais conectada, colaborativa e personalizada. Por isso, conceitos como aprendizagem adaptativa, ensino híbrido, pluralização, gamificação, entre outros, estão reconfigurando a educação.

Como envolver e engajar sua escola neste contexto? Como virar a chave?

Com um formato inovador e de rápida implementação, o programa fomenta o engajamento e o intraempreendedorismo na escola, trazendo uma visão inovadora e colaborativa.

São 4 etapas inspiradoras e práticas: uma sensibilização, uma pesquisa e dois workshops:

Para sensibilizar e envolver sua equipe, usamos palestras, atividades culturais, jogos, dinâmicas e vivências, transformando a confraternização de fim de ano em um momento lúdico, energizante e significativo para todos.

Para conhecer a percepção dos colaboradores e parceiros sobre inovação na escola, utilizamos a pesquisa “Ambiente Inovador”. A pesquisa é feita de forma simples e instantânea. Os resultados gerarão proposições com impacto no planejamento e diretrizes estratégicas da gestão de pessoas e do negócio.

Na sequência, será realizado o workshop “Pensamento Inovador”, unindo a comunidade escolar para colaborar na busca de soluções criativas e inovadoras para um desafio real da escola. 

Para consolidar todo esse conhecimento, o programa VIRANDO A CHAVE NA ESCOLA contempla um workshop com os gestores, com o objetivo de discutir as diretrizes que irão nortear sua estratégia, capacitando a escola a ser mais inovadora e atrativa.

Programas Customizados

Nossos programas são construídos de forma personalizada e podem ser combinados e alinhados para atender os objetivos específicos de sua escola. Os itens acima podem ser adquiridos em conjunto ou isoladamente. 

QUAL É O PLANO?

Com foco na inovação de valor, que visa riqueza para o conjunto de stakeholders e diferenciação para o negócio, o workshop INSIDE OUT faz um mergulho no negócio

Com duração de 1 dia, o workshop reúne o board da empresa para refletir sobre o modelo e os principais aspectos estratégicos do negócio sob a perspectiva das grandes transformações tecnológicas e seus impactos.

O workshop é conduzido por consultores especialistas em setores e negócios de alta complexidade. Utilizamos um mix de metodologias que inclui diversos tipos de canvas combinados com outras abordagens como Oceano Azul, value proposition-design, lean startup, design thinking, pensamento integrativo, dentre outras.

Solicite uma proposta.

1 – Sensibilização

Como tirar as pessoas do piloto automático? Como desafiá-las a ir além da zona de conforto? Com todas as mudanças que estão acontecendo no cenário econômico e a chegada avassaladora de novos modelos de negócios e novas tecnologias, ficar parado é decretar morte certa. A palestra “QUE MOMENTO É ESSE?” leva para dentro do negócio as macrotendências e impactos provocados pela revolução digital e convida as pessoas (independente do nível hierárquico) a repensar seu propósito, questionar processos e atividades e descobrir como contribuir de forma mais significativa para o negócio. A proposta é substituir o pensamento linear pelo exponencial para gerar mudança e impacto no negócio. Mostra a importância de empreender dentro da própria empresa, instigando a geração de ideias inovadoras e, principalmente, a atitude inovadora que vai trazer mais produtividade, experiências diferenciadas para o cliente e, claro, mais receita para a empresa. Duração: 1:30. A palestra pode ser combinada a uma atividade cultural interativa e lúdica, como teatro, música ou storytelling.

2 – Pesquisa

O passo seguinte do processo é a realização da pesquisa “AMBIENTE INOVADOR”. Este levantamento visa traçar um panorama da inovação na organização e mostrar qual o seu nível de maturidade. A partir desta pesquisa será possível entender o valor atribuído à inovação no segmento de mercado, na empresa, nas diversas áreas da empresa e na atuação de seus profissionais. O estudo também mostra aspectos da inclusão e colaboração na empresa e identifica fatores e barreiras que impulsionam ou impedem a inovação. A pesquisa é online, feita de forma simples, instantânea e acessível a todos os colaboradores, preservando a identidade dos participantes. Os resultados gerarão proposições com impacto no planejamento e diretrizes estratégicas da gestão de pessoas e do negócio.

3 – Pensamento Inovador

Dando sequência ao processo, propomos a realização do workshop “PENSAMENTO INOVADOR” para um grupo específico de colaboradores. O objetivo é buscar soluções inovadoras por meio de um grupo multidisciplinar que trabalhará – de forma prática – um desafio do negócio relacionado ao planejamento. Usamos modernas metodologia e abordagens como design thinking, pensamento integrativo, canvas, value-proposition design e conceitos do Lean Manufacturing. O resultado é um processo de ideação e experimentação visual, lúdico, interativo e interessante para o participante. Com isso, conseguimos incluir e engajar as pessoas, extrair sua máxima atenção na geração e aprimoramento de ideias eficazes e inovadoras. O workshop pode ser realizado em 1 ou 2 dias.

4 – Diretrizes para a Inovação

Para fechar esse rico e denso processo, a etapa final consiste de um workshop, desta vez com os gestores da empresa. Este workshop tem o objetivo de fazer o ALINHAMENTO E DIRETRIZES PARA A INOVAÇÃO do negócio, oferecendo importantes inputs para ajustar o Planejamento Estratégico e agregando a ele uma visão de futuro plural e colaborativa. As percepções, insights, pontos de interrogação, implicações que envolvem o futuro do negócio e soluções apontadas pelos colaboradores nas etapas 2 e 3  se transformam agora em ingredientes fundamentais para nortear a estratégia da empresa. Como contemplá-los no planejamento estratégico atual? O workshop de alinhamento estratégico pode ser virtual ou presencial e tem a duração de 3h. 

Obs.: Caso seja de interesse da empresa, ajudamos a cocriar o PLANEJAMENTO COLABORATIVO através de uma metodologia exclusiva que traz o futuro para o presente da organização. 

IMPORTANTE:

Nossos programas são construídos de forma customizada e podem ser combinados e alinhados para atender os objetivos específicos de sua empresa. Os itens acima podem ser adquiridos em conjunto ou isoladamente.

De ideias criativas a soluções inovadoras

O Workshop Pensamento Inovador é uma grande aposta para acelerar a inovação em sua empresa.

1 ou 2 dias de intensa cocriação usando princípios e metodologias como design thinking, value proposition-design e lean startup para acelerar a inovação em sua empresa.

Conheça uma metodologia envolvente de cocriação para resolver problemas complexos e desenvolver produtos e serviços. Usamos o pensamento lateral, a percepção e a criatividade para gerar ideias e capacitamos sua equipe para transformá-las em soluções inovadoras, através de testes, experimentações e iterações.

A constante busca por inovação exige iniciativas e formatos diferentes e ousados. Por isso, além de inspirar as pessoas com uma palestra impactante, oferecemos a possibilidade de, em seguida, dar a elas a oportunidade de colocar as mãos na massa, trabalhando em um desafio real de seu negócio ou carreira. 

Nossos eventos de alto impacto focam desafio ou dores reais do cliente – previamente alinhados -, e são realizados de forma lúdica, participativa e impactante. Nosso propósito é estimular as pessoas a mudar o mindset, desenvolver um novo olhar e uma nova perspectiva sobre problemas, oportunidades e desafios, dotando-as de ferramentas que possam aplicar tanto em contextos pessoais, como profissionais.

Esses eventos podem incluir palestra, dinâmicas, vivências e workshops de modo a permitir a exploração de diversas possibilidades de pensar e resolver problemas de forma acelerada, colaborativa e inovadora. Usamos metodologias, conceitos e ferramentas como Design Sprint, DesignThinking, conceitos de Lean Manufacturing, Oceano Azul, metodologias ágeis, Scrum e User Experience(UX).

Os “eventos de alto impacto” integram o conjunto de programas de inovação da Plataforma KER, metodologia de inovação colaborativa exclusiva da KER Innovation.

Consulte-nos sobre programas customizados de inovação, workshops e palestras.

Inovação: Por onde começar?

Não dá pra encontrar novos caminhos usando mapas antigos. 

O INNOVATION EXPERIENCE é um programa de curta duração que tem o propósito de ajudar equipes a desenharem o mapa de inovação da organização de forma forma ágil e colaborativa, oferecendo subsídios para delinear um projeto de inovação alinhado ao momento, cultura e capacidade de investimento da empresa.

O programa foca o pensar (mentalidade) e o agir (ação) diferentes, encorajando a colaboração, a experimentação e a geração de novas ideias e negócios. Além disso, ajuda a disseminar a cultura de inovação na organização.

O programa é totalmente customizado e alinhado aos objetivos da organização. Sua duração pode variar de 1 dia a 1 semana.

Com uma intensa agenda de atrações, intervenções e conteúdos, propicia vivências, interações e experimentações únicas. Além disso, permite o aprendizado de metodologias e ferramentas aplicáveis nos diversos processos empresariais.

As metodologias e ferramentas utilizadas são exclusivas da Plataforma KER e visam criar oportunidade para o compartilhamento de ideias, trocas, cocriação e exercícios de tomada de decisão.

Tudo isso de forma lúdica e acelerada.

Startups e empresas juniores exercitam canvas

Estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, campus João Monlevade, com o apoio do Sebrae-MG, promoveu o 3o Encontro Regional de Empresas Juniores – EREJ, no dia 13 de junho. Entre as atividades, foram realizados dois workshops de modelos de negócios, ministrados pelo consultor Mauro Carrusca. Em meio a muita descontração e adrenalina, cerca de 40 estudantes de diversos ramos da engenharia, muitos dos quais atuando em startups e empresas juniores, construíram seus modelos de negócios baseados na metodologia Canvas, desenvolvida por Alexander Osterwalder e Yves Pigner.