Secti e CESAR School promovem debate sobre futuro da tecnologia, empreendedorismo e relações sociais na era digital

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Estado de Alagoas (Secti) e a CESAR School, escola de inovação do CESAR, maior centro de transformação digital do país promovem em parceria a “webinar Geração do Amanhã”, um evento que tem como objetivo discutir cenários e visões de futuro relacionados à tecnologia, empreendedorismo e relações sociais na nova era digital. O debate será no formato online e acontecerá no próximo dia 20 de junho, das 14h às 18h. 

Mauro Carrusca abrirá o evento com a palestra “O seu mundo vai desaparecer (ou já desapareceu?)”. Carrusca é coautor do livro “Pinceladas de Inovação”, especialista em empreendedorismo e design thinking pela Babson College, nos Estados Unidos. Pós-graduado em ciência da computação, foi executivo e consultor da IBM e acumula atualmente os cargos de estrategista de inovação e CEO da Carrusca Innovation, consultor da FGV e SEBRAE e Professor do IBMEC. É o idealizador da Plataforma KER, um modelo disruptivo de gestão que visa a criação de uma cultura da inovação inclusiva e colaborativa.

O propósito do evento é fomentar esse debate na sociedade e incitar a necessária mudança na cultura organizacional das empresas, para que desenvolvam um design verdadeiramente inovador e capaz de resistir a qualquer adversidade que vier pela frente.

Não perca:

Dia 20/06 (Sábado) – 14h às 18h.

Inscrições gratuitas no link: https://doity.com.br/geracaodoamanha

A COVID-19 assustou o mundo e afetou o comportamento humano em praticamente todas as vertentes. A pandemia caiu como uma bomba sobre o modelo como nossa economia está estruturada e arrasou uma parte significativa de empresas, organizações e governos.

Como estamos assistindo, a capacidade de reação está sendo baseada na colaboração. Esta poderosa alavanca, aliada ao grau de ousadia da estratégia escolhida para inovar, à velocidade com que inovam, às conexões que são capazes de construir e, principalmente, às pessoas que conseguem engajar, formam o arsenal que garante o sucesso de negócios sustentáveis.

A gestão como a conhecemos já estava com os dias contados e agora vai ser acelerada. A inclusão e participação de todos na gestão passou a ser não só fundamental, mas estratégica. A velocidade dos tempos atuais requer empresas e organizações que pensem e ajam como startups.

No dia 22 de maio, às 10h, Mauro Carrusca, a convite da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, mostrará a importância da inovação colaborativa neste momento crítico para toda a humanidade. A inovação colaborativa, que coloca em primeiro plano as pessoas, em vez da tecnologia, pode ser facilitada através da Plataforma KER, um modelo de gestão colaborativo e inclusivo que propõe a união de mentes como força propulsora para transformar e acelerar os negócios.

Programe-se.

A SUCESU Minas realiza a 37ª edição da Inforuso, uma jornada incrível de conhecimento que totalizou 120 horas de palestras, painéis, bate papos, demonstrações de metodologias e tecnologias emergentes. Mauro Carrusca é o VP de AgTech, e estruturou, juntamente com sua equipe, 2 trilhas e 9 paineis para discutir com produtores, agtechs (startups do setor do agro), entidades, investidores e importantes componentes da cadeia produtiva deste setor que movimenta mais que um quarto do nosso PIB.

Mauro Carrusca possui uma atuação em diversos setores do agronegócio. É correalizador com a Embrapa Gado de Leite e parceiros do Ideas for Milk, a mais importante iniciativa junto a startups voltada para melhorar a eficiência da cadeia produtiva do leite. O Ideas fo Milk já está em sua 4ª edição e, além do desafio de startups, incorporou também uma maratona de programação para o setor lácteo.

Junto com a Embrapa Aves e Suínos é também parceiro da iniciativa InovaPork, que visa o fomento e desenvolvimento de soluções inovadoras para a cadeia produtiva da suinoculltura.

Mauro já realizou palestras na Agrishow, na Faemg-Federação da Agricultura de MG, Abiq – Associação da Indústria do Queijo, DuPont (Seminário Internacional de Inovação no Segmento de Sorvetes), diversos sindicatos rurais e, em 2016 participou de uma missão ao Silicon Valley e da formatação do projeto ACCELERAGRO de apoio ao empreendedorismo e inovação no segmento do agronegócio brasileiro.

Com uma linguagem acessível ao público do agro, as palestras de Mauro Carrusca visam “tirar as pessoas do lugar”, fazendo-as refletir sobre a importância da inovação, da colaboração e da necessidade de empreender. Fala de transformação digital na perspectiva de como a tecnologia está transformando as pessoas, mostrando que estamos em novos tempos e que a empresa moderna precisa de pessoas com propósito, mentalidade inovadora e empreendedora. 

Para Carrusca, a ressignificação do ser humano em um mundo cada vez mais digital passa por uma mudança de mindset cujos pilares são a sustentabilidade, a ética, a diversidade e a sinergia de capacidades dos seres humanos e das máquinas. Como recombinar essas interfaces para moldar um futuro diferente e melhor? 

No evento também será lançado, em São Paulo, o livro Pinceladas de Inovação: Arte e técnica para soluções criativas, uma coletânea produzida por um time de estrategistas, empreendedores, gestores e inovadores.

Faça já sua inscrição.

Mauro Carrusca apresentará a palestra “O seu mundo vai desaparecer”, na terça-feira, dia 12, às 13 horas.

O seu mundo vai desaparecer 

As mudanças sempre fizeram parte das nossas vidas e dos negócios, mas o que vem amedrontando as pessoas, os negócios e as instituições é a velocidade das mudanças atuais. Por quê? Porque estamos imersos num cenário de transformação digital que vem trazendo incertezas, ambiguidades e muita volatilidade às propostas de valor e modelos de negócios. Fica claro que o mundo conforme o conhecemos está deixando de existir e a certeza de que o que fazemos hoje não será mais suficiente, nem no curto nem no médio prazo.

Novas tecnologias estão agregando inteligência aos processos, permitindo tomadas de decisão mais ágeis e assertivas baseadas em dados coletados em tempo real. E isso muda tudo: comportamentos, práticas, modelos de negócios, a forma como nos relacionamos e vendemos. Sobreviverão negócios que entenderem que a jornada desse novo cliente da era digital. 

Os novos tempos exigem um mindset inovador, atenção às tendências e sinais, uma atuação transversal e, principalmente, entender que competência que trouxe a organização até aqui provavelmente não será a que a conduzirá ao futuro. 

Com um approach motivacional, a palestra é uma chamada inspiradora para ação. Mauro Carrusca  apresenta um conteúdo prático, comportamental e motivacional para desafiar gestores e profissionais a entenderem a necessidade de evolução constante, a agirem como protagonistas desse processo e a pensarem como empreendedores do negócio, alinhando seu mindset e fazendo da inovação o fio condutor do seu dia a dia.